Filmes

Os filmes foram analisados pelo viés da Conscienciologia, visando associar certas cenas às recéxis e recins, para facilitar a compreensão do candidato à aplicação da técnica da recéxis.

Em cada filme, vale a pena procurar identificar o tipo de reciclagem que ocorreu: reperspectivação da vida? reciclagem externa? reciclagem intraconsciencial?

REPERSPECTIVAÇÃO DA VIDA. É o planejamento que a conscin irá elaborar para a vida toda, incluindo
a interassistência e a alteração para melhor da intraconsciencialidade.

Nesse projeto de vida, que é personalíssimo, a conscin precisa estar ciente de onde ela quer chegar: isca lúcida?, tenepessista? conscienciólogo? completista? ser desperto?

Em tese, para a conscin lúcida, que concluiu o Curso Intermissivo, o investimento maior é elaborar um plano de vida, contendo estratégias e ações interassistenciais, para o alcance do completismo e/ou da desperticidade.

Durante a trajetória evolutiva da conscin, no processo de reperspectivação da vida, surgem necessidades de implantação de reciclagens externas (também chamadas inicialmente e recéxis) e reciclagens intraconscienciais (recins).

Na realidade, estas reciclagens externas (recéxis) e reciclagens internas (recins) são transversais, porque serão utilizadas em todas as especialidades da Conscienciologia. 

 

 

 

 


 

Ficha Técnica

Título: A Filha do Rei

Título Original: The King’s Daughter

Site: https://www.youtube.com/watch?v=wclp9aJk6r4                                              

Elenco: Pierci Brosnam, Kaya Scodelario e William Hurt, Benjamin Walker, Ben Lloyd-Hughes, Bingbing Fan, Pablo Schreiber.

Direção: Sean McNamara

Países de origem: Estados Unidos, Austrália.

Ano de Produção: 2014, lançamento2022                                                     

Equipe de Produção: Bill Mechanic, Berry Berman, James Schamus, Laura Harrington, Vonda N. Mcintyre.

Direção artística: Michelle McGahey

Fotografia: Conrad W. Hall

Trilha Sonora: John Coda , Grant Kirkhope e Joseph Metcalfe.

Distribuição: Open Road Films (Estados Unidos)

Duração: 92 minutos

Gêneros: aventura, fantasia, drama, romance.

Censura: 14 anos

 

 

A FILHA DO REI

(The King’s Daughter)

Albani Munaretti

Colégio Invisível da Recexologia – nov./ 2023

Na França do século XVII, um monarca absolutista reinava com mãos de ferro, muita excentricidade e apego ao narcisismo egoico: estamos falando de Luís XIV, cujo reinado foi considerado o mais duradouro em toda a história.

Numa época em que a Europa vivia sob constante sombras e ameaças de guerra, viver para sempre, era mais que um simbolismo, uma questão de manutenção do poder, status quo e influências.

É nesse contexto que ‘A Filha do Rei’ se insere, não como um filme biográfico, mas como uma trama de fantasia e ficção.


Sob a alcunha de filha bastarda, Marie-Josephe permaneceu escondida de toda a corte de Versalhes, sendo criada num convento, mas nunca demonstrou ser uma mulher submissa aos costumes da época, ao contrário, seu espírito livre, conexão com o mar e exímio talento musical fizeram com que se tornasse uma deslocada.

Enquanto isso, o Rei Sol planejava em segredo conquistar o dom da imortalidade e para isso, designou marinheiros para que encontrassem o continente perdido de Atlântida, o qual, no filme, é a morada de tritões e sereias. Aliás, numa disputa entre ciência e religião, (um paradoxo sem nenhuma cosmoética) tal mistério se revela na captura de uma dessas criaturas marinhas, e somente com a sua morte, durante um ritual realizado durante o eclipse, é que se realizaria tal desejo.

O Rei Louis XIV (Pierce Brosnan) segue em uma busca obsessiva pela vida eterna. Ele tenta usar a força vital de uma sereia para isso, mas sua filha bastarda descobre a existência da criatura e complica os planos do pai.

O enredo retrata pela Recexologia no filme A Filha do Rei: o belicismo é a porta de entrada e a reflexão nos convida a abandonar nosso orgulho, egão, e, de fato, mergulhar a procura da nossa proéxis.

No decorrer Marie demonstra seu parapsiquismo ao se comunicar com a sereia.

No final do filme, de que modo você enxerga a importância da filha do rei no contexto de sua vida pessoal?

O que a filha provou ao rei?

O que a história despertou no rei?

 

 


E SE… VOCÊ TIVESSE UMA SEGUNDA CHANCE?

(What If… God gave you a second chance?)

 

Trata-se de um filme com enfoque religioso, porém está analisado pelo prisma do paradigma consciencial.

Ben Walker, personagem do filme: E se…você tivesse uma segunda chance?, despediu-se da namorada Wendy e viajou para outra cidade, em busca de uma oportunidade profissional.

Na época, prometeu que nada mudaria ou iria interferir no relacionamento deles.

Ingressando no “mundo dos negócios”, por hipótese, sucumbiu ao holopensene do local e assumiu e alimentou o retroego. Após 15 anos, ele se tornou um empresário bem sucedido, entretanto, manifestava baixo nível de ética, era manipulador, corrupto, chantagista, mas estava satisfeito com a vida que levava.

Impôs o valor “considerado justo por ele” ao proprietário de uma agência de automóveis, para aquisição de uma Mercedes. Estando à passeio, misteriosamente o carro novo quebrou no meio da estrada. Nessa condição, surgiu um motorista com o seu caminhão-guincho e tentou ajudá-lo, transportando para uma oficina.

Na realidade, Mike, motorista da caminhão-guincho assume ser um “anjo” e leva Ben a questionar: e se…ao invés de escolher a carreira professional e ser um brilhante e corrupto professional bem-sucedido, ele tivesse permanecido na cidade anterior e constituído família com Wendi?

É importante o autoquestionamento quanto à programação pessoal concretizada no Curso Intermissivo e os desvios de proéxis, em função da exacerbação do ego.

Ao longo do filme, Ben teve oportunidade de experimentar os dois lados da história: profissional corrupto e um pai de família muito amado.

Qual ego Ben prefere desenvolver durante a vida?

FICHA TÉCNICA

Título: E SE … VOCÊ TIVESSE UMA SEGUNDA CHANCE?

Título original: What If !

Elenco: Kevin SorboKristy SwansonJohn Ratzenberger

País: USA

Ano: 2010

Direção: Dallas Jenkins

Equipe de Produção: Cary Solomon, Harold Cronk, Jery B. Jenkins, Chuck Konzelman, David A.R. White

Roteiro:  Chuck Konzelman

Duração: aproximadamente 111 minutos

Gênero: drama/fantasia

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia

A CORRENTE DO BEM
Título Original: Pay it Forward.

Sinopse: Eugene é um professor de Estudos Sociais em Colégio de escola típica dos EUA. No início do ano letivo lança um desafio para os estudantes idealizem algo para mudar o mundo. O aluno Trevor cria 1 jogo denominado A Corrente do Bem, no qual 1 favor recebido deve ser retribuído a 3 pessoas. A prática afeta a vida da mãe solteira de Trevor, mas põe em movimento certa onda sem precedentes da bondade humana, florescendo profundo fenômeno nacional.
A ideia funciona, ajudando o próprio professor a livrar-se de segredos do passado e Arlene, mãe de Trevor, encontra novo sentido para a vida.

Questionamento: Quais aprendizados sobre a Reciclagem Existencial podem ser observados no filme?

FICHA TÉCNICA
Título: A Corrente do Bem.
Título Original: Pay it Forward.
Trailer: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-28027/trailer-19391584/
Acesso: Atualmente (16.09.2022) o filme está disponível na plataforma HBOMAX.
País: EUA.
Ano: 2000.
Duração: 123 min.
Gênero: Drama & Romance.
Roteiro: Catherine Ryan Hyde (livro); & Leslie Dixon.
Cor: Colorido.
Idioma: Inglês.
Legendas: Português, Espanhol.
Direção: Mimi Leder.
Edição: David Rosenbloom.
Produtores: Peter Abrams; Robert L. Levy; & Steven Reuther.
Música: Thomas Newman.
Distribuição: Warner Bros.
Elenco: Kevin Spacey; Helen Hunt; Haley Joel Osment; Jay Mohr; James Caviezel; Jon Bon Jovi; David Ramsey & Angie Dickinson.

Wagner Strachicini

O MATEMÁTICO

(Adventures Of A Mathematician)

O Matemático, baseado no livro autobiográfico Adventures of a Mathematician de Stanislaw Ulam, com algumas piadas e um passeio de Stan Ulam (Philippe Tlokinski), – um talentoso matemático judeu polonês que imigrou da Polônia para os Estados Unidos durante a década de 1930 – e seu amigo, o gênio húngaro Johnny von Neumann (Fabian Kociecki), em uma trilha em Los Alamos, no Novo México.
Quando Stan perde sua bolsa de estudos em Harvard, Johnny lhe oferece um emprego no Novo México, para onde Stan se muda, com Françoise (Esther Garrel).
Cercado por jovens cientistas imigrantes excêntricos e carismáticos, Stan começa a trabalhar em um projeto ultrassecreto que ficou conhecido como Manhattan Project, na base de Los Alamos.
O enredo retrata pela Recexologia: a lógica é seu modus operandi e raros momentos de emoção e afeto nos lembram que ele é um ser humano também, além de ser um matemático.
Ao ter um desmaio vai para cirurgia sobrevive e tem sua mente afetada (uma nova oportunidade moréxis “moratória existencial” somado a reciclagem existencial) Será que ele soube aproveitar essas novas oportunidades?

FICHA TÉCNICA
Título: O MATEMÁTICO
Título Original: Adventures Of A Mathematician ,
Site: https://youtu.be/hWtOoLFXFv4
Elenco: Philippe Tlokinski, Esther Garrel, Sam Keeley, Joel Basman, Fabian Kociecki, Ryan Gage, Sabin Tambrea, Mateusz Wieclawek, James Sobol Kelly, Alberto Ruano
Direção de Elenco: Thorsten Klein
Países de origem: Alemanha, Canadá, Polônia
Ano: 2020 produção/ 2021 lançamento
Direção: Thorsten Klein
Produção: Joanna Szymanka, Lena Vurma, Mary Young Leckie
Roteiro: Thorsten Klein
Fotografia: Tudor Vladimir Panduru.
Trilha Sonora: Antoni Lazarkiewicz.
Distribuição: A2 Filmes
Duração: 102 minutos
Gênero: Biografia, drama
Censura: 14 anos

Sinopse elaborada para o Colégio Invisível da Recexologia /Filmes
Autora: Albani Munaretti

AMOR ALÉM DA LUA

(Over The Moon In Love)

Desde a adolescência Brooklyn Moore fazia a união de casais, que alimentavam amores recíprocos.

Em conversa com seu amigo Devin, na época, ela já idealizava criar uma agência para relacionamentos perfeitos.

Com o término do estudo, Devin mudou-se para outra cidade, permanecendo 12 anos distante de Brooklyn.

Durante esse período, Brooklyn tornou-se profissional em unir casais, considerados “par perfeito” e, para isso, criou uma agência chamada Amor Além da Lua, sendo responsável pela formação de 500 pares perfeitos.

Brooklyn dedicou-se ao trabalho até que Stephanie, filha de um renomado empresário, trouxe-me um convite: aparecer na capa de uma revista renomada. Com isso, seu trabalho ganharia destaque e aumentaria.

Entretanto, Stephanie conheceu Devin, no escritório de Brooklyn e sentiu amor à primeira vista pelo rapaz.

O que acontecerá? Que decisão Brooklyn tomará? Quais as recéxis e recins podem ser observadas no filme?

FICHA TÉCNICA

Título: AMOR ALÉM DA LUA

Título original: Over The Moon In Love

Elenco: Jessica LowndesWes BrownMiranda Frigon

País: EUA

Ano: 2019

Direção: Christie Will Wolf

Produção: Jessica Lowndes

Roteiro: Jessica Lowndes

Trilha Sonora: Jessica Lowndes
Duração: 83 minutos

Gênero: Romance

Marta Ramiro

O CASO COLLINI

(Der Fall Collini)

O livro no qual é baseado traz à tona situações, fatos e repercussões de crimes cometidos na II Guerra Mundial e mostra a perspectiva da retratação do autor, Ferdinand von Schirach, cujo avô serviu Hitler e foi condenado por crimes contra a humanidade.

Baseado em fatos, e no livro homônimo, o filme O Caso Collini conta a história fictícia da defesa de um homem acusado do homicídio de um rico industrial alemão.

Na perspectiva do paradigma consciencial pode-se também, além da autorretratação, avaliar a consequência de traumas de guerras e pós-guerras, a busca pela justiça e as implicações na vida intra e extrafísica da fixação em monoideísmos que dificultam e/ou impedem reciclagens e superações para a evitação de interprisões grupocármicas.

FICHA TÉCNICA

Título: O CASO COLLINI
Título original: (Der Fall Collini)
Elenco: Elyas M’Barek, Alexandra Maria Lara, Heiner Lauterbach
Ano de produção: 2019
País: Alemanha
Direção: Marco Kreuzpaintner
Roteiro:  Christian Zübert, Robert Gold
Duração: 123 minutos
Gênero: drama, suspense
Distribuição no Brasil: A2 Filmes
Censura: 14 anos

Ana Cláudia Bortolozzo

Colégio Invisível da Recexologia

POR TRÁS DE SEUS OLHOS

Behind Her Eyes.

Minissérie com base no livro romance da autora inglesa Sarah Pinborough (1972–). O enredo acompanha a vida de Louise (Simona Brown), mãe solteira que tem um relacionamento com o seu chefe, o psiquiatra David (Tom Bateman).

Contudo, sua vida muda de rumo depois fazer amizade com a esposa dele, Adele (Eve Hewson). Ao se envolver com o casal, Louise se questiona sobre os segredos de David e Adele escondidos em suposto casamento feliz.

Com o desenvolvimento do enredo, o telespectador poderá observar fenômenos extrafísicos ao modo sonhos lúcidos (projeção semi-consciente), projeção consciencial lúcida realizada a partir de técnicas e clarividência, entre outras.

Questionamentos: Você consegue identificar reciclagens intraconscienciais e existenciais nos personagens?

Quais fenômenos podem ser considerados acertados e quais não ocorrem conforme o Paradigma Consciencial e o Princípio da Descrença?

FICHA TÉCNICA

Título: Por Trás de Seus Olhos.
Título Original: Behind Your Eyes.
Site Oficial: https://www.netflix.com/br/title/80244630
Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=bWAkyvOgjGU

Estúdio: Netflix.
Lançamento: 17.02.2021.
Elenco: Simona Brown; Tom Bateman; Eve Hewson; Robert Amarayo; Tyler Howitt; & Georgie Glenn.
País: Reino Unido.
Ano: 2021.
Direção: Erik Richter Strand.
Adaptação: Steve Lightfoot.
Produtores Executivos: Steve Lightfoot; Eliza Mellor; Suzanne Mackie; Andy Harries; & Jessica Burdett.
Editoras: Amy Hounsell; & Brenna Rangott.
Produção: Netflix & Left Bank Pictures.
Trilha Sonora: Rupert Gregson-Williams (Organizador): “Never Forget You” (Noisettes); “Bad Things” (Summer Kennedy); “I Know Places” (Lykke Li); “Mr. Sandman” (SYML); & +.
Idioma: Inglês (original).
Legendas: Português & outros idiomas.
Distribuição: plataforma on-line Netflix.
Duração: 298 minutos (6 episódios: 50; 49; 50; 53; 46 & 50 min.)
Gênero: Drama; Mistério & Suspense.
Censura: 16 anos.

Wagner Strachicini

Colégio Invisível da Recexologia

UM ANJO EM MINHA VIDA

Beverly Hills Christmas

     Angelina (Donna Spangler) é uma empresária bem-sucedida. Autoritária, tem sempre a última palavra em tudo.

     Porém, um dia, ao retornar do trabalho sofre um acidente e morre (tem o soma desativado ou dessoma).

     Vai para um local e fica em recuperação. Ao se restabelecer, dialoga com o arcanjo Gabriel (Dean Cain), que a alerta sobre “algo” a ser reparado em seu grupocarma familiar, para que possa atuar na dimensão extrafísica.

     O problema a ser resolvido é a necessidade de conscientizar sua filha pré-adolescente, muito mimada, que está seguindo com os mesmos trafares da mãe, no trato de outras consciências.

     No filme, ocorrem experiências de quase morte e clariaudiência.

     Angelina, mesmo dessomada, continua firme em seu trabalho, para favorecer o desencadeamento da recin em sua filha.

     O que ela fará? Terá resultado no trabalho a que se propôs?

FICHA TÉCNICA

Título: Um Anjo em Minha Vida
Título original: Beverly Hills Christmas
Elenco: Adelaide H. O’Brien, Donna Spangler, Andy Cohen, Simona Fusco, Blanca Rosa Blanco, Jay Jay Warren.
País: Estados Unidos
Ano: 2015
Direção: Brian Skiba
Produtora: Focus
Roteiro:  F. D. Lewis, Michael Rutkowski.
Distribuição: ITN
Duração: 89 minutos
Gênero: Juvenil
Censura: Livre

Marta Ramiro

ALGUÉM TEM QUE CEDER

Something’s Gotta Give

Jack Nicholson é um produtor musical, chamado Harry Sanborn, especialista em conquistar mulheres jovens. Diane Keaton é uma escritora de sucesso (Érica Barry).

Uma das mais novas namoradas de Harry é Marin, filha de Érica, que o leva para um fim de semana no litoral, na mesma casa em que sua mãe se encontrava.

Entretanto, ele sofre um infarto e, até se recuperar, permanece sendo cuidado por Erica.

Alguém tem que Ceder é uma excelente comédia, que mostra hábitos e padrões culturais a serem reciclados pelos seres humanos, na meia-idade.

Nessa fase da vida, quem irá abrir mão do comportamento ultrapassado? Quais reciclagens serão concretizadas?

FICHA TÉCNICA

Título: Alguém tem que Ceder

Título original: Something’s Gotta Give

Elenco: Jack Nicholson, Diane Keaton, Keanu Reeves, Amanda Peet, Nichole Hilts.
País: USA

Ano: 2004

Direção: Nancy Meyers

Roteiro: Nancy Meyers

Trilha Sonora: Hans Zimmer

Duração: 128 minutos

Gênero: Comédia romântica

Censura: 12/14 anos

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia

MILAGRE NA CELA 7

(7 Kogustaki Mucize)

Quando o preconceito, o abuso de poder e a necessidade pessoal de vingança vitima um inocente, um grupo de detentos em uma penitenciária turca se depara com a oportunidade individual de reavaliar as condutas, que os levaram a erros graves no passado recente, abrindo a possibilidade para a reciclagem de condutas patológicas.

A inconformidade com o veredito judicial os faz decidir por uma solução fora do contexto legal para salvar um inocente da pena de morte.

Diante da questão de se os fins justificam os meios é oportuno refletir como o holopensene religioso dificulta, interfere ou impede a avaliação dos fatos com base na Cosmoética e Grupocarmologia.

FICHA TÉCNICA

MILAGRE NA CELA 7

Título Original: 7 Kogustaki Mucize

Ano: 2019

Direção: Mehmed Ada Oztekin

Roteiro: Kubilay Tat

Produção: Sinan Turan

Elenco: Aras Bulut Iynemli, Nisa Sofiya Aksongur, Deniz Baysal, Ilker Aksum

Distribuidor internacional: C J Entertainment Turkay

Distribuidor brasileiro: Netflix

Não recomendado para menores de 16 anos

Ana Cláudia Bortolozzo

Colégio Invisível da Recexologia

COMO ESTRELAS NA TERRA: toda criança é especial

(Taare Zameen Pa)

Na vida intrafísica, encontramos inúmeros assediadores, mas, conforme o merecimento, recebemos assistência de amparadores ressomados, também.

Um exemplo dessa condição aconteceu com o jovem Ishaan.

Ishaan tinha dificuldade para se concentrar nos estudos. Por isso, sofria maus tratos e buliyng na escola.

Ouvindo as reclamações da escola, o pai pensa que o menino é negligente, desinteressado e não assume a responsabilidade de estudar.

Então, o pai decide levá-lo para estudar num internato, o que deixou Ishann profundamente abalado.

Porém, no internato, um professor chamado Nikumbh, substituto na disciplina de artes, identifica o problema de Ishaan, funcionando tal qual um amparador intrafísico, criando condições para favorecee as reciclagens do menino.

FICHA TÉCNICA

Título: Como Estrelas na Terra

Título original: Taare Zameen Pa

Elenco: Aamir KhanDarsheel SafaryTisca Chopra

País: India

Ano: 2007

Direção: Aamir Khan

Roteiro: Amole Gupte
Duração: 1h45 (longa metragem)

Gênero: drama/musical

Censura: livre

Eunice Gomes

Colégio Invisível da Recexologia

O DILEMA DAS REDES
(The Social Dilemma)

Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a Democracia e a Humanidade.

O filme traz relatos de executivos que deixaram companhias iguais ao Facebook, Google e Twitter sugerindo que usuários deixem de alimentar as empresas com dados privados. Mostra a maneira na qual as plataformas utilizam as informações coletadas para criarem aquilo que se chama de “sistema de manipulação e lucro”, mas esta, aparentemente, é uma prevenção que deve levar um bom tempo para ser adotada. Foi lançado pela Netflix em 09 de Setembro de 2020.

Sugestão: faça sua autocrítica e verifique se é o caso de promover reciclagem de ideias e práticas adotadas no uso da Internet.

FICHA TÉCNICA

Título: O Dilema das Redes.
Título Original: The Social Dilemma.
Trailer Oficial: https://www.netflix.com/br/title/81254224?trkid=13747225&s=a&t=wha
Estúdio: Netflix.
Elenco: Skyler Gisondo; Jaron Lanier; Kara Hayward & Vincent Kartheiser.
País: EUA.
Ano: 2020.
Direção: Jeff Orlowski.
Produção: Larissa Rhodes.
Roteiro: Jeff Orlowski; Davis Coombe & Vickie Curtis.
Trilha Sonora: Mark A. Crawford.
Idioma: Inglês (original).
Legendas: Alemão; Francês; Inglês; Italiano; & Português.
Distribuição: plataforma on-line Netflix.
Duração: 94 min.
Gênero: Documentário.
Censura: 12 anos

Sinopse elaborada para o site do Colégio Invisível da Recexologia/Filmes

 Autor: Wagner Strachicini

ESCOLA DE IDIOTAS

(School for Scoundrels)

John Heder é Roger, um jovem que trabalha enquanto guarda de trânsito. Porém, ele é ansioso, tem baixa autoestima e encontra dificuldades nos relacionamentos interpessoais.

Numa escola, Roger tenta desempenhar o papel de “irmão mais velho” e é rejeitado pelas crianças.

Um amigo, ao observar o problema do rapaz e alegando ter superado problema semelhante ao de Roger, tentou ajudá-lo, sugerindo o nome de alguém com quem se tratou.

Segredo absoluto: ninguém poderia conhecer a identidade do profissional, que cobrava um alto valor, exigia pagamento à vista, em dinheiro, antes de iniciar o tratamento.

A primeira aula durou pouco mais de 5 minutos e os alunos não tinham direito a reclamar, nem resgatar o valor investido.

Com o desenrolar do treinamento, Roger sobressaiu-se e passou a chamar a atenção do falso profissional.

Mas, a performance de Roger tornou-se exemplar e foi motivo para gerar competição, rixas, entre ele e o professor.

Apesar das recins de Roger, o que acontecerá daí em diante?

FICHA TÉCNICA

Título: Escola de Idiotas

Título original: School for Scoundrels

Estúdio: Dimension Films

Elenco: Billy Bob ThorntonJon HederMichael Clarke Duncan

País: EUA

Ano: 2006

Direção: Todd Phillips

Produção: Daniel Goldberg, Geyer Kosinski e Todd Phillips

Roteiro: Scot Armstrong e Todd Phillips
Fotografia: Jonathan Brown

Trilha Sonora: Christophe Beck
Distribuição: Paris Filmes

Duração: 1h40minutos

Gênero: Comédia

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia

QUANDO TUDO PARECE PERDIDO

(Sabina K.)

 Sabina (Alena Dzebo) está separada. Seu marido cuida dos dois filhos menores do casal, enquanto ela vive distante deles.

        O plano de Sabina é casar, novamente e, desse modo, obter a guarda dos filhos.

        Porém, o destino não segue desejos.

Enquanto ela aguarda o retorno do futuro marido, descobre que está grávida.

        Apesar do afeto que o pai nutria por ela, ele prefere manter a tradição religiosa e doa dinheiro para a prática do aborto.

        Ao recusar o aborto, seus pais cortam relação com ela.

        Nessa fase da vida, é demitida do emprego e o ex-marido move ação judicial para que ela pague pensão para as crianças.

        Sem dinheiro, rejeitada pela família, sem amigos, distante dos filhos, sem moradia e grávida, consegue ajuda de um empregado para dormir uma noite num escritório.

        Sabina sentia dores durante as gestações e tomava comprimidos, sem receita médica.

        Diante da fragilidade física e emocional, ela tomou dose excessiva do medicamento e passou por uma experiência de quase-morte.

        E o bebê de Sabina, conseguiu sobreviver?

        Quais eram os parentes que, de fato, se importavam com ela?

               Mas, a performance de Roger tornou-se exemplar e foi motivo para gerar competição, rixas, entre ele e o professor.

Apesar das recins de Roger, o que acontecerá daí em diante?

FICHA TÉCNICA

Título: Quando Tudo parece Perdido

Título original: Sabina K.

Elenco: Alena Dzebo, Admir Glamocak, Alban Ukaj, Enis Beslagic

País: Bósnia-Herzegovina

Ano: 2015

Produção: Cristóbal Krusen & Fedja Stukan

Roteiro: Cristobal Krusen

Fotografia: Almir Dikoli, ASBH

Trilha Sonora: John Sponsler

Figurino: Ina Arnautalic

Duração: 125 min

Gênero: Drama

Marta Ramiro


COSMOS
(A Spacetime Odyssey)

RESUMO: Minissérie criada para a TV por Ann Druyan & Carl E. Sagan, em 1980.

Reedição atualizada do programa homônimo de 1980 com Carl E. Sagan (1934–

1996), apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson (1958–), diretor do

planetário Hayden no Museu Americano de História Natural e foi exibida em 2014,

no Brasil, pelos canais “National Geographic” e “Fox”. A série apresenta as

descobertas das leis da Natureza, as origens do Universo e da Humanidade sob a

ótica científica tradicional, permeadas por histórias dos pioneiros da Ciência.

Apresentado em linguagem acessível, contribui para a promoção da compreensão pública da Ciência.

FICHA TÉCNICA

Título: COSMOS.
Título Original: A Spacetime Odyssey.
País: EUA.
Companhia: Twentieth Century Fox.
Local: Beverly Hills, CA, USA.
Data: 2014.
Duração: 4 DVD’s; 13 episódios com 44 minutos de duração cada.
Gênero: Documentário Científico; História da Ciência.
Idioma: Inglês.
Cor: Colorido.
Legendado: Português.
Criação: Ann Druyan & Steven Sote.
Direção: Ann Druyan; Bill Pope & Brannon Braga.
Produtores: Livia Hanich & Steven Holtzman.
Produtores Executivos: Ann Druyan; Brannon Braga; Mitchell Cannold & Seth MacFarlane.
Empresas de Produção: Cosmos Studios & Fuzzy Door Productions.
Música: Alan Silvestri (Tema Instrumental da Abertura).
Outros dados: Série produzida para TV.

Sinopse: elaborada para o Colégio Invisível da Recexologia (CIR): Recexoteca Virtual/Filmes.

Site: https://recexologia.org/filmes/.

Reflexão: Embora a série seja apresentada sob a ótica da Ciência Tradicional, o espectador crítico poderá traçar paralelos com a evolução consciencial da Humanidade e a aceleração da sua História a partir das descobertas científicas. Quais comparações e/ou reciclagens podem ser promovidas se as informações forem novidades para você?

Autor: Wagner Strachicini.

ESCREVENDO UMA NOVA VIDA – Reforma Íntima

(The Letter Writer)

“Escrevendo uma Nova Vida” surpreende pela ênfase na valorização da amizade, fraternidade e generosidade entre as pes­soas.

Bernie Diamond é Sam Worthingtom, um senhor, idoso, que vi­via num asilo e escrevia cartas para pessoas desconhecidas, com pa­la­vras estimulantes ao receptor que, naquele momento, passava por uma crise existencial.

Os nomes e endereços eram escolhidos e retirados ao acaso, da lista telefônica.

Uma dessas cartas chegou a Maggie, uma jovem vocalista de um conjunto de rock, que pretendia alcançar o sucesso musical.

Comovida com as palavras carinhosas e assertivas, que che­ga­ram num mo­mento crítico da sua vida, a garota resolveu conhecer o autor da carta.

No início, Sam negou ser o autor das correspondências, mas, depois, contou-lhe a verdade, o que desencadeou a amizade entre ambos.

As atitudes de Sam (escrita das cartas, conteúdo personalizado, até o equívoco) permitem supor que ele estivesse bem amparado, especialmente, pela maneira pela qual ocupava o seu tempo, além da intenção permanente de ajudar alguém.

A lição mais importante aprendida por Maggy foi: “usar o talento pes­soal, para contribuir na melhoria do mundo”.

Vencendo as frustrações, as decepções, as traições, e supe­rando as práticas anticosmoéticas, a jovem concretizou as recéxis e recins necessárias, dando um novo significado a sua vida.

Outra lição que o filme proporciona: “você pode usar seu ta­lento e contribuir para a felicidade de outrem, o bem-estar alheio e, ao mesmo tempo, estar rodeado de consciências que apreciam a sua companhia”.

FICHA TÉCNICA

Título: ESCREVENDO UMA NOVA VIDA – Reforma Íntima

(The Letter Writer)

Elenco: Bernie DiamondPam EichnerJames GaisfordStella MccomasKylee ThurmaneAley Underwood.

Ano: 2014

Direção, Produção e Roteiro:  Christian Vuissa

Trilha Sonora: Jamer Schafer

Duração: 85 minutos

Gênero: Drama

Estúdio / Distribuidora: PlayArte

Censura: 10 anos

 

Marta Ramiro

SALVO PELA LUZ

Saved by the light

 Fundamentado no relato de duas Experiências de Quase Morte (EQM) pelas quais passou Dannion Brinkley (1950–), em 1975. Ele falava ao telefone durante tempestade, quando foi atingido por 1 raio lançando-o à distância.

Foi socorrido e considerado morto. Quando estava para ser levado ao necrotério, voltou à vida.

A partir desta experiência, o homem antes briguento e encrenqueiro, começa a ter vivências parapsíquicas mudando os rumos da própria existência e de outras pessoas.

Você já teve alguma experiência fora do corpo? Promoveu reciclagens existenciais similares às de Dannion Brinkley?

FICHA TÉCNICA

Título: SALVO PELA LUZ

Título Original: Saved by the Light.

País: EUA.

Data: 1995.

Duração: 96 min.

Gênero: Drama.

Idioma: Inglês.

Cor: Colorido.

Legendado: Português.

Direção: Lewis Teagues.

Elenco: Eric Roberts; Avis-Marie Barnes; Christi Bauerle; Don Harvey; Robert Catrini; Steve Raulerson; Suzan Hughes; Don McManus; K. Callan; & Lynette Walden. Ken Raskoff.

Roteiro: John Mandel, com base na obra Saved by the Light de Dannion Brink-ley.

Música: Patrick Williams.

Montagem: Tina Hirsch.

Companhia: Four Point Entertainment.

Outros dados: Filme produzido para TV.

Sinopse elaborada para o Colégio Invisível da Recexologia/Filmes (Recexologia.org)

Autor: Wagner Strachicini

O OUTRO LADO DO CÉU

(The Other Side of Heaven)

O filme foi editado a partir de uma história real e se passa na década de 50.

O ator Christpher Gorham é John Grobert, filho mais velho de uma família de 7 irmãos e recebe a missão de aprender o idioma e construir uma igreja, com os nativos da ilha de Tongan.

Após 83 dias de viagem, superando inúmeros imprevistos, ele chega a um local primitivo, se comparado ao lugar de onde veio.

Em Tongan, o jovem enviava e recebia correspondência para a noiva, da qual foi obrigado a se afastar em decorrência da missão, que deveria cumprir.

Aos poucos, as reciclagens concluídas por Grobert permitiram que ele fosse ganhando a confiança dos nativos e abrindo espaço para a construção da igreja.

Grobert cumpriu, de fato, a missão? Qual seu próximo passo?

FICHA TÉCNICA

Título: O OUTRO LADO DO CÉU

Título original: The Other Side of Heaven

Elenco: Alvin Fitisemanu, Anne Hathaway, Apii McKinley, Christopher Gorham et al.

País: EUA

Ano: 2001

Direção: Mitch Davis

Produção: David Shoshan, Gerald R. Molen et al.

Roteiro: John H. Groberg e Mitch Davis

Fotografia: Brian Breheny

Duração: 113 minutos

Gênero:  aventura, biografia, drama

Marta Ramiro

A NOVA LEI

(Minority Report)

O filme se passa no ano de 2054. Os crimes deixaram de existir em Washington D.C. há seis anos, época em que o filho do líder da equipe de policiais, John Anderton, personagem interpretado por Tom Cruise, foi sequestrado e assassinado. Apesar do trauma, ele continua o trabalho profissional.

Há um setor policial em que os crimes são visualizados por meios parapsíquicos e os culpados são punidos antes de os assassinatos acontecerem. Três precognitores atuam juntos, imersos num líquido nutriente, na divisão de “Pré-crime”.

Mas, a história ganha novo foco, quando os precognitores registram que Anderton cometerá um crime em menos de 36 horas.

Este filme de ficção científica esboça a importância do parapsiquismo, usado sem rituais ou muletas e na condição de instrumento em prol da assistência a outrem. É uma nova maneira, ou reciclagem, no modo de tratar a forma de comunicação interdimensional possível de ser desenvolvida por interessados, por meio de técnicas apropriadas.

Qual será o destino do policial?

FICHA TÉCNICA

Título: A NOVA LEI

Título original: Minority Report

Estúdio: 20th Century Fox / Amblin Entertainment / DreamWorks SKG / Cruise-Wagner

Elenco:Tom Cruise (Detetive John Anderton), Max von Sydow (Diretor Burgess), Steve Harris (Jad), Neal McDonough (Oficial Fletcher), Patrick Kilpatrick (Knott), Jessica Capshaw (Evanna)
Anna Maria Horsford (Casey), Erica Ford (Jill), Colin Farrell (Detetive Ed Witwer), Samantha Morton (Agatha), Lois Smith (Dra. Iris Hineman), Tim Blake Nelson (Gideon), George Wallace (Chefe de Polícia Pollard), Ann Ryerson (Dra. Katherine James), Kathryn Morris (Lara Anderton), Richard Coca (Policial Pré-Crime), Cameron Diaz 
e Cameron Crowe.
País: USA
Ano: 2002
Direção: Steven Spielberg
Produção: Jan de Bont, Bonnie Curtis, Gerald R. Molen e Walter F. Parkes
Roteiro: Scott Frank e Jon Cohen, baseado em estória de Philip K. Dick
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: John Williams
Figurino: Deborah Lynn Scott
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Duração: 146 minutos
Gênero: Ficção científica
Censura: Livre

Marta Ramiro

MINHA VIDA DO OUTRO LADO DA VIDA

(Yesterday’s Children)

O filme “Minha Vida do Outro Lado da Vida” oferece exemplo de confirmação de retrovidas, por intermédio de história verídica, retratando a existência intrafísica de Jenny Cokell.

No filme, Jane Seymour desempenha o papel da personagem Jenny Cole, mulher de meia idade, casada, mãe de um filho adolescente, que passa a vivenciar flashes de uma possível retrovida, que a deixa angustiada.

Jenny relembra dos filhos da vida anterior, da agressividade do marido da época, do carinho pelo filho mais velho e outras cenas significativas para si.

As imagens recordadas surgem inesperadamente, sem controle, afetando a disposição para o trabalho da mulher, que encontra na mãe (Maggie), a primeira fonte de apoio.

Maggie conversa com a filha e entrega-lhe os desenhos que ela fazia, quando era criança e estão relacionadas com as recordações relatadas por Jenny.

Enfim, a autodeterminação de Jenny é tão intensa, que ela resolve embarcar com o filho adolescente para a Irlanda, visando buscar encontrar as pessoas, que, ela acredita terem sido seus filhos em vida anterior.

Quais reciclagens aconteceram na vida dos principais personagens?

Acontecerá o reagrupamento grupocármico entre Jenny e os filhos do seu passado?

As “visões” de Jenny eram reais ou alucinações?

FICHA TÉCNICA

Título: Minha Vida do Outro Lado da Vida

Título original: Yesterday’s Chikdren

Elenco: Jane Seymour, Clancy Brown, Kyle Howard, Denis Conway, Eoin McCarthy, Cillian Caffrey, Stanley Anderson, Claire Bloom, Hume Cronyn

País: USA

Ano: 2006

Direção: Marcus Cole

Produção: James Flynn e Morgan O’Sullivan

Roteiro: Richard Leder

Trilha Sonora: Patrick Williams

Duração: 93 minutos

Gênero: Drama

Marta Ramiro

UM VISTO PARA O CÉU

(Defending Your Life)

 Que justificativas você dará para os “medos”, depois que morrer (dessomar)?

Está preparado(a) para rever os momentos críticos em que a sua decisão fez a diferença?

Essas questões foram feitas a partir de situações vividas pelo personagem central de “Um Visto para o Céu”.

No filme, o ator Albert Brooks desempenha o papel de Daniel Miller, um famoso publicitário que, para comemorar o aniversário sozinho, compra um automóvel e passa a dirigi-lo sem destino.

Porém, ao se distrair com o áudio do carro novo, Miller se envolve em acidente de trânsito e morre.

Sem o corpo físico, Daniel é encaminhado para a cidade do Julgamento, lugar em que a vida de todas as pessoas é avaliada, para serem feitos os encaminhamentos devidos (“próximos passos”).

Mantendo o bom humor, Daniel vivencia momentos hilariantes e ainda conhece Júlia (Meryl Streep), por quem se apaixona.

O reencontro de ambos, depois do renascimento somático, dependerá do resultado do julgamento da última vida, na dimensão intrafísica.

Trata-se de uma comédia romântica em que um tema considerado sério, é abordado de modo divertido, estimulando o espectador a repensar seus critérios para tomar decisão, nos momentos difíceis da existência intrafísica.

FICHA TÉCNICA

Título: Um Visto para o Céu

Título original: Defending Your Life

Elenco: Albert Brooks, Michael Durrell, Meryl Streep, James Eckhouse, Gary Beach, Julie Cobb, Peter Schuck, Time Winters, Rip Torn, Sharlie Stuart, Beth Black, Clayton Norcross, Jim McKrell, Wil Albert e Sage Allen.

País: Estados Unidos

Ano: 1991

Direção: Albert Brooks

Produção: Michael Grillo

Roteiro: Albert Brooks

Trilha Sonora: Michael Gore

Distribuição: Warner Home Video

Estúdio: Geffen Pictures

Duração: 112 minutos

Gênero: Comédia / Romance

Marta Ramiro

AS FÉRIAS DA MINHA VIDA

(The Last Holiday)

Apesar da vida simples, Georgia Byrd (Queen Latifah) tem grandes sonhos. Ela é vendedora de acessórios de cozinha; porém, tímida.

Mas, ao receber o diagnóstico médico, Byrd entende que os dias estão contatos. Por isso, reúne as economias, muda os trajes e resolve viver, de modo extrovertido, num resort europeu.

Georgia deu um novo sentido à vida, fez recéxis e recins e a partir daí realizou sonhos, ou seja, teve coragem para agir de modo oposto ao habitual.

Essa estória traz uma série de questionamentos, por exemplo: é preciso receber uma notícia impactante, para tornar a vida mais prazerosa?

Por que Georgia deixou de ver, com antecedência, a realidade que estava diante dos seus olhos ?

Quais realidades ignoramos no nosso cotidiano?

Estamos aproveitando ou desprezando os momentos de felicidade?

Concretizamos, de fato, as recéxis e recins essenciais ao nosso processo evolutivo?

FICHA TÉCNICA

Título: AS FÉRIAS DA MINHA VIDA

Título original: The Last Holiday

Estúdio: Paramount Pictures / Laurence Mark Productions / ImageMovers / Last Holiday Productions / Stillking Films

Elenco: Queen Latifah (Georgia Byrd), LL Cool J (Sean Matthews), Timothy Hutton (Matthew Kragen), Giancarlo Esposito (Senador Dillings), Alicia Witt (Srta. Burns), Gérard Depardieu (Chefe Didier), Jane Adams (Rochelle), Michael Estime (Marlon), Susan Kellerman (Srta. Gunther), Jascha Washington (Darius), Matt Ross (Adamian), Ranjit Chowdhry (Dr. Gupta) e Michael Nouri (Congressista Stewart).

País: USA

Ano: 2006

Direção: Wayne Wang

Produção: Lawrence Mark e Jack Rapke

Roteiro: Jeffrey Price e Peter S. Seaman, baseado em roteiro de J.B. Priestley

Fotografia: Geoffrey Simpson

Trilha Sonora: George Fenton

Figurino: Daniel Orlandi

Distribuição: Paramount Pictures / UIP

Duração: 112 minutos

Gênero: Comédia

Marta Ramiro

UM AMOR DE OUTRO MUNDO

(Camille)

Sienna Mullher é Camille, uma jovem super apaixonada pelo namorado Silas (James Franco).

Tendo cometido algumas ações não éticas no passado, Silas está em liberdade condicional e possui um temperamento agressivo.

Mesmo assim, a família da moça realiza o casamento de ambos.

O sonho de Camille é passar viajar, para conhecer as cataratas do Niágara.

No dia do casamento, Silas começa a expressar o que sente pela esposa, pois, ela era meio ingênua e, na visão do marido, “falava demais”.

Enfim, no trajeto da viagem para as cataratas do Niágara, ocorreu um acidente irreparável.

Após o acidente, Silas tornou-se uma pessoa mais dócil, demonstrando afeto pela esposa e realizando todos os seus desejos.

Qual foi o motivo que levou Silas a essa mudança?

O casal permanecerá junto no final?

FICHA TÉCNICA

Título: Um Amor de Outro Mundo

Título original: Camille

Estúdio: A-Mark Entertainment / Golconda Films / Ruddy Morgan Productions  Camille Productions

Elenco: James Franco, Sienna Muller, Alexandra Ruddy, Bill Lake, David Caradine, Ed Lauter and all.

Ano: 2008

Direção: Gregory Mackenzie.

Produção: Albert S. Ruddy, Bruce McNall, Gregory Mackenzie, Brett Walsh, Daniel Grodnick e Steve Markoff.

Roteiro:  Nick Pustay

Fotografia: Sharone Meir.

Trilha Sonora:  Mark Mancina.
Figurino: Alex Cavanagh.
Distribuição: California Filmes.

Duração: 94 min

Gênero: Comédia romântica.

Marta Ramiro

FEITIÇO DO TEMPO

(Groundhog Day)

O personagem de Bill Murray é um repórter, apresentador de boletim meteorológico. Foi encarregado de cobrir a festa comemorativa do “Dia da Marmota”, numa cidade pequena. Ele pretendia voltar o mais breve possível, para o seu local de origem.

Mas, a vida prega-lhe uma surpresa…nada de novo acontece naquele lugar. Tudo se repete: as cenas, as conversas, os encontros…passou um dia? Passaram meses?

Em Conscienciologia, a expressão automimese dispensável é a repetição de práticas, ações, modo de pensar sem proveito, inúteis, vivido por bilhões de conscins no mundo inteiro. O filme “Feitiço do Tempo” retrata essa realidade, de modo claro, objetivo. Isso leva o expectador interessado a “parar para pensar” e avaliar o rendimento evolutivo pessoal obtido no cotidiano.

Está havendo progresso na vida pessoal ? Que repetições desnecessárias, você pode descartar?

No planejamento, é possível fazer as reciclagens, recéxis e recins, adequadas para abandonar essa condição desagradável, devido, por exemplo, às perdas: perda de tempo, perda de oportunidade e perda de companhias.

O repórter conseguirá quebrar o ciclo das repetições desnecessárias e improdutivas ?

FICHA TÉCNICA

Título: Feitiço do Tempo

Título original: Groundhog Day

Estúdio: Columbia Pictures Corporation

Elenco: Bill Murray , Andie MacDowell , Chris Elliott , Stephen Tobolowsky , Brian Doyle-Murray

País: USA

Ano: 1993

Direção: Harold Ramis

Produção: Trevor Albert e Harold Ramis

Roteiro: Danny Rubin e Harold Ramis, baseado em estória de Danny Rubin
Fotografia: John Bailey

Trilha Sonora: George Fenton
Figurino: Jennifer Butler
Distribuição: Columbia Pictures

Duração: 97 minutos

Gênero: Comédia

Censura: Livre

Marta Ramiro

TRATAMENTO DE CHOQUE

(Anger Management)

Você é uma pessoa explosiva ou implosiva?

De acordo com o psiquiatra Buddy Rydell (Jack Nicholson), o ser humano implosivo constitui um quadro mais grave porque, esse tipo de pessoa pode causar maiores malefícios a terceiros, quando a raiva (armazenada) explode.

Dave Buznick (Adam Sandler) era introvertido, educado e vivia bem, até o dia em que precisou viajar e encontrou Rydell.

Rydell e Buznick se conheceram numa viagem de avião e, após um incidente, foi imposta uma sentença judicial ao rapaz e ele deveria se tratar com o dr. Rydell.

Apesar de tratar um grupo de pacientes, dr. Rydell acolheu Buznick muito bem, visando tratá-lo da raiva.

Durante o filme, inúmeras cenas farão você rir muito, especialmente, quando Rydell descobre que o “ponto fraco” de Buznick é sua namorada Linda (Marisa Tomei).

Buznick conseguirá fazer as reciclagens necessárias para poder expressar sua raiva?

Com quem ficará Linda?

De que modo tudo isso começou?

FICHA TÉCNICA

Título: Tratamento de Choque

Título original: Anger Management

Estúdio: Revolution Studios

Elenco: Adam Sandler, Ellizzette Duvall, Heather Graham, Jack Nicholson, Kevin Dunigan, Lori Heuring, Marisa Tomei

País: Estados Unidos

Ano: 2003

Direção: Peter Segal

Produção: Barry Bernardi, Derek Dauchy, Jack Giarraputo, Joe Roth, John Jacobs, Todd Garner

Roteiro: Adam Sandler, David Dorfman, Tim Herlihy

Fotografia: Donald McAlpine

Trilha Sonora: Teddy Castellucci

Duração: 106 minutos

Gênero: Comédia

Marta Ramiro

ENFRENTANDO  A  BARRA

(Raising the Bar)

Kelly Johnson é uma adolescente e acompanhada pela mãe muda-se dos Estados Unidos para a Austrália.

O plano de ambas é permanecer 1 ano, enquanto a genitora de Kelly desempenha a função de médica cirurgiã, num hospital da cidade.

Na Austrália, apesar de ser ginasta experiente, Johnson reluta em participar de competições esportivas, possivelmente, devido ao trauma da derrota sofrida, quando residia nos Estados Unidos.

Entretanto, as amizades iniciadas por Johnson na Austrália estão na área esportiva e cada garota tem a sua razão para vencer o campeonato.

Auxiliando uma amiga, depois um grupo, Johnson participa de um campeonato e consegue classificar o quarteto para os jogos finais.

As falsas amigas, conhecedoras do passado de Kelly, chegam a Austrália, encontram-na por ocasião do final do campeonato e passam a provocá-la, com o objetivo de desequilibrá-la emocionalmente.

O pai de Kelly, que foi seu treinador nos Estados Unidos, também chega para treinar uma das equipes que participará do final da competição.

Apesar da mãe de Kelly apoiar a filha, ela irá superar os traumas do passado?

Kelly voltará para os Estados Unidos? Será treinada pelo seu pai?

FICHA TÉCNICA

Título: Enfrentando a Barra

Título original: Raising the Bar

Elenco: Kelli Berglund, Peta Shannon, Emily Morris, Adam Tuominen et al.

País: Austrália

Ano: 2016

Direção: Clay Glen

Marta Ramiro

VENCENDO O PASSADO

(The Bounce Back)

Matthew Taylor (Shemar More) é pai de uma garota de 14 anos.

Tido por especialista em relacionamentos, ele está separado da esposa e escreveu um livro com o título de “Vencendo o Passado”.

A obra autobiográfica passa a ser contestada publicamente por uma terapeuta, chamada Kristin Peralta, que o acusa de charlatanismo, pois, considera que o exemplar é uma obra de autoajuda.

Num dado momento, ela questiona se a obra é verdadeira, ou seja, se, de fato, ele esqueceu a ex-esposa.

Na realidade, essa é uma questão delicada para Taylor.

Por outro lado, Taylor trata muito bem a filha, que está adquirindo maturidade a cada dia; e isso, de certa forma, surpreende o pai da mocinha.

Afinal, Taylor “venceu o passado”, fazendo as recins necessárias, ou não?

FICHA TÉCNICA

Título: Vencendo o Passado

Título original: The Bounce Back

Elenco: Shemar Moore, Nadine Velazquez, Bill Bellamy, Sheryl Underwood, Kali Hawk, Matthew Willig, Michael Beach, Vanessa Bel Calloway, Nishi Munshi, Denise Boutte.

País: USA

Ano: 2016

Direção: Youssef Delara

Produção: Ray Brown

Roteiro: Victor Teran & Youssef Delara, Staci Robinson

Fotografia: Ben Kufrin

Trilha Sonora: Reza Safinia

Duração: 104 minutos

Gênero: Comédia romântica

Censura: 14 anos

Marta Ramiro

MENSAGEM INSTANTÂNEA

(Christmas in Boston)

Seth e Gina trocavam e-mail desde que eram crianças. Por mais de uma década, criaram uma amizade sólida, à distância.

Por intermédio desse relacionamento duradouro, cada um conhecia muito bem o outro.

Nas mensagens, esses amigos permutavam, inclusive, certas confidências.

A vida de ambos estava tranquila, até surgir a oportunidade de se encontrarem pessoalmente, por motivos de trabalho.

Pelo fato de o encontro ser inevitável, entraram em cena o medo, a insegurança e a baixa autoestima e ambos tiveram a mesma ideia: obrigar o melhor amigo (e a melhor amiga) a substituírem-lhes, durante o encontro.

Mas, o “falso” Set e a “falsa” Gina se encontraram várias vezes e acabaram se apaixonando.

E aquele relacionamento antigo, entre o verdadeiro Set e a verdadeira Gina permanecerá?

Quais reciclagens (ou transformações para melhora) foram identificadas por você, durante a exibição do filme?

FICHA TÉCNICA

Título: Mensagem  Instantânea

Título original: Christmas in Boston

Elenco: Jonathan Cherry, Lindy Booth, Marla Sokoloff, Patrick J. Adams, Art Hindle, Neill Fearnley, Shawn Lawrence.

País: USA

Ano: 2005

Direção: Neill Fearnley

Produção: Fernando Szew, Michael Jacobs, Julian Grant

Roteiro: Stephanie T. Baxendale

Trilha Sonora: Robert Carli

Distribuição: 20th Century Fox Home Entertainment

Duração: 90 minutos

Gênero: Romance / Comédia

Marta Ramiro

CASAMENTO GREGO

(My Big Fat Greek Wedding)

Toula, jovem solteira de 30 anos com origem grega, trabalha no restaurante da família, em Chicago, EUA.

Seu pai deseja que ela se case com homem de suas origens, visando preservar valores familiares e tradições culturais.

No entanto, a moça conhece o professor do idioma Inglês, o estadunidense Ian Miller, da classe média alta, oposto aos desejos do seu pai.

Os dois se apaixonam e namoram às escondidas, até serem descobertos. As situações engraçadas ocorrem com o envolvimento e as reciclagens promovidas pelas famílias de culturas distintas.

Sob o enfoque conscienciológico, quais as reciclagens que podem ser observadas no enredo?

 

FICHA TÉCNICA

Título: Casamento Grego

Título Original: My Big Fat Greek Wedding

Site (Trailer): https://www.youtube.com/watch?v=O2mecmDFE-Q

Estúdio: Gold Circle Films

Elenco: Nia Vardalos; John Corbett; Michael Constantine; Lainie Kazan; Gia Carides; Louis Mandylor; Andrea Martin; & Joe Fatone

Direção de Elenco: Camille H. Patton; & Meg Liberman

País: Canadá; & EUA

Ano: 2002

Direção: Joel Zwick

Produção: Gary Goetzman; Rita Wilson; & Tom Hanks

Roteiro: Nia Vardalos

Fotografia: Jeff Jur

Trilha Sonora: Alexander Janko; & Chris Wilson

Figurino: Michael Clancy

Distribuição: Europa Filmes

Duração: 95 minutos

Gênero: Comédia Romântica

Censura: Livre

Wagner Strachicini

UMA LIÇÃO DE VIDA (O ALUNO)

(The First Grader)

Cinebiografia de Kimani N’gan’ga Maruge (1920–2009), que lutou com revolucionários pela independência do Quênia contra o domínio britânico (A Revolta dos Mau Mau).

Aos 84 anos, Maruge decide se matricular numa escola primária com o objetivo de aprender a ler para decifrar uma carta que recebeu da Presidência do seu país.

Torna-se conhecido mundialmente quando a mídia descobre sua iniciativa, despertando a inveja de moradores locais e a ganância de políticos que desconfiam que ele recebeu dinheiro da imprensa. No canal de filmes por assinaturas Netflix é exibido com o título O Aluno.

Pela ótica da Conscienciologia, pode-se traçar paralelos com a autossuperação e a reciclagem das condições mesológicas marcadas pela adversidade, opressão e conflitos étnicos. Você identifica outras condições reciclogênicas?

FICHA TÉCNICA

Título: Uma Lição de Vida (o aluno)

Título Original: The First Grader

Site Oficial: http://www.thefirstgrader-themovie.com/

Estúdio: BBC Films; UK Film Council; & Origin Pictures

Elenco: Naomie Harris; Oliver Litondo; Tony Kgoroge; Alfred Munyua; Shoki Mokgapa; Vusi Kunene; & Agnes Simaloi

Direção de Elenco: Margie Kiundi; & Moonyeenn Lee

País: Reino Unido

Ano: 2010

Direção: Justin Chadwick

Produção: David M. Thompson; Richard Harding; & Sam Feuer

Roteiro: Ann Peacock

Fotografia: Rob Hardy

Trilha Sonora: Alex Heffes

Figurino: Sophie Oprisano

Distribuição: National Geographics Entertainment

Duração: 106 minutos

Gênero: Biografia; & Drama

Censura: 14 anos

Wagner Strachicini

UM ESPÍRITO ATRÁS DE MIM

(Ghost Town)

Greg Kinnear é Frank Herlihy. Apesar de casado, Frank compra um apartamento, para compartilhar com a amante; porém, antes de concretizar o sonho, morre num acidente.

Inconformado com a situação, ele fica preso à terra.

Por outro lado, Bertram Pincus (Ricky Gervais) é um dentista que prefere viver sozinho, sem amigos, nem namorada.

Pincus vive mau humorado, sem paciência com as pessoas; pois seu aparelho digestivo não funciona bem.

Ele resolve tomar uma dose excessiva de laxante e precisa ser internado, passando por exames hospitalares.

Durante os exames, Pincus recebe anestesia geral e tem parada cardíaca, sendo considerado clinicamente morto durante 7 minutos.

Essa “morte temporária” é conhecida como experiência de quase morte.

Depois disso, Pincus volta à vida normal; mas, passa a ver uma série de consciexes (espíritos), que, ficaram presos à Terra, devido a pequenos problemas não solucionados e cada qual aguarda a resolução do seu caso.

Pincus vê, ouve, mas nega-se a ajudá-los.

Frank também se aproxima de Pincus, para que o dentista ajude-o a impedir o casamento da sua ex-esposa.

O que fará Pincus, para ajudar Frank?

Quais recéxis e recins você consegue identificar no filme?

FICHA TÉCNICA

Título: Um Espírito atrás de Mim

Título original: Ghost Town

Estúdio: Upper East Side

Elenco: Ricky GervaisTéa LeoniGreg KinnearBilly Campbell,
Aasif MandviKristen Wiig e Alan Ruck

País: USA

Ano: 2008

Direção: David Koepp

Produção: Gavin Polone

Roteiro: David Koepp e John Kamps

Fotografia: Fred Muurphy, ASC

Duração: 102 minutos

Trilha Sonora: Geoff Zanelli

Figurino: Sarah Edwards

Distribuição: Paramount Pictures 

Gênero: Comédia romântica

Editor: Sam Seig

Marta Ramiro

OS AGENTES DO DESTINO

(The Adjustment Bureau)

Com base no conto Adjustment Team, escrito por Philip K. Dick (1928–1982). David Norris é um jovem político promissor, com chances de conquistar uma cadeira no senado dos EUA.

Contudo, depois de conhecer e se apaixonar pela bailarina Elise Sellas, revisa suas decisões de destino, entrando em conflito com forças contrárias que questionam o seu livre-arbítrio.

Sob a ótica conscienciológica, o filme mostra paralelos com a reciclagem da programação existencial, a atuação de amparadores e a multidimensionalidade.

FICHA TÉCNICA

Título: Os Agentes do Destino

Título Original: The Adjustment Bureau

Site Oficial: http://www.theadjustmentbureau.com/index.php

Estúdio: Universal Pictures

Elenco: Matt Damon; Emily Blunt; Michael Kelly; Anthony Mackie; Terence Stamp; John Slattery; Jon Stewart; & Lauren Hodges

Direção de Elenco: Cathy Sandrich Gelfond

País: EUA

Ano: 2011

Direção: George Nolfi

Produção: Bill Carraro; Michael Hackett; Chris Moore; & George Nolfi

Roteiro: George Nolfi

Fotografia: John Toll

Trilha Sonora: Thomas Newman

Figurino: Kasia Walicka-Maimone

Distribuição: Universal Pictures do Brasil

Duração: 106 minutos

Gênero: Ficção; Romance; & Suspense

Censura: 16 anos

Wagner Strachicini

Colégio Invisível da Recexologia

COMER, REZAR, AMAR

(Eat Pray Love)

Adaptação do livro Eat Pray Love: One Woman’s Search for Everything Across Italy, India and Indonesia, autobiografia de Elizabeth Gilbert (1969–). Liz Gilbert tem tudo o que aparentemente a mulher contemporânea deseja, mas fica confusa sobre os objetivos da sua existência.

Após o divórcio, viaja em busca de autoconhecimento, passando pela Itália, Índia e Bali, onde experimenta o prazer da gastronomia, o poder da paz interior e do amor, durante período considerado ano sabático.

O enredo retrata a influência dos condicionamentos e crenças perante culturas distintas e as escolhas na reciclagem existencial.

FICHA TÉCNICA

Título: Comer, Rezar, Amar

Título Original: Eat Pray Love

Site Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/eatpraylove/

Estúdio: Columbia Pictures (Sony Pictures)

Elenco: Julia Roberts; Richard Jenkins; Javier Bardem; James Franco; Viola Davis; David Lyons; Tuva Novotny & Billy Crudup

Direção de Elenco: Francine Maisler

País: EUA

Ano: 2010

Direção: Ryan Murphy

Produção: Dede Gardner

Roteiro: Jennifer Salt; & Ryan Murphy

Diretor de Fotografia: Robert Richardson

Trilha Sonora: Dario Marianelli

Figurino: Michael Dennison

Distribuição: Sony Pictures Entertainment

Duração: 133 minutos

Gênero: Drama; & Romance

Censura: 12 anos

Wagner Strachicini

Colégio Invisível da Recexologia

O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD

(The Best Exotic Marigold Hotel)

Adaptado do livro These Foolish Things, de Deborah Moggach (1948–).

Um grupo de aposentados da vida profissional, Muriel, Douglas, Evelyn, Graham e mais 3 amigos, decidem curtir a nova condição de vida em lugar diferente e escolhem ir para a Índia.

Iludidos com as imagens do Hotel Marigold e o exotismo do destino, partem para a viagem onde são recepcionados pelo jovem sonhador Sonny.

Entretanto, a realidade do local é bem diferente do que esperavam e o grupo vivencia situações promotoras de reciclagens, influenciando o futuro de todos.

FICHA TÉCNICA

Título: O Exótico Hotel Marigold

Título Original: The Best Exotic Marigold Hotel

Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=AcUz4Jke4zQ

Estúdio: Blueprint Pictures

Elenco: Judy Dench; Tom Wilkinson; Maggie Smith; Bill Nighy; Penelope Wilton; Camile Inrie; Dev Patel; & Ronaldo Pickup

Direção de Elenco: Michelle Guish; & Seher Latif

País: Reino Unido

Ano: 2012

Direção: John Maden

Produção: Graham Broadbent; & Peter Czernin

Roteiro: Ol Parker

Direção de Fotografia: Ben Davis

Trilha Sonora: Thomas Newman

Figurino: Louise Stjernsward

Distribuição: Fox Film

Duração: 125 minutos

Gênero: Comédia; & Drama

Censura: 10 anos

                                                                                                                                                 Wagner Strachicini

                                                                   Colégio Invisível da Recexologia

A 100 PASSOS DE UM SONHO

(The Hundred-Foot Journey)

Adaptado do romance homônimo, de Richard C. Morais (1960–). Madame Mallory, dona de restaurante no Sul da França, com boa classificação no guia Michelin, se preocupa com a concorrência de novo estabelecimento de comida indiana, aberto do outro lado da rua, pela família Kadam, recém-chegada da Índia.

Mallory compete pela conquista de clientes com o vizinho, mas depois de conhecer e se tornar amiga do filho do adversário, o jovem Hassan Kadam, passa a orientá-lo nos conhecimentos da gastronomia francesa.

E, a partir disso, ela desenvolve relacionamento amistoso com a família dele.

FICHA TÉCNICA

Título: A 100 Passos de Um Sonho

Título original: The Hundred-Foot Journey

Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=MWo67uhzoQg

Estúdio: Dreamworks

Elenco: Hellen Mirren; Om Puri; Manish Dayal; & Charlote Le Bon

Direção de elenco: Lucy Bevan

País: EUA

Ano: 2014

Direção: Lasse Halström

Produção: Juliet Blake; Oprah Winfrey; & Steven Spielberg

Roteiro: Steven Knight

Direção de fotografia: Linus Sandgren

Trilha Sonora: A. R. Rahman

Figurino: Pierre-Yves Grayraud

Distribuição: Disney / Buena Vista

Duração: 122 minutos

Gênero: Comédia & Drama

Censura: 10 anos

                                                                                                                                             Wagner Strachicini

Colégio Invisível da Recexologia

A PAPISA JOANA

(Die Päpstin)

Adaptado do romance homônimo, de Donna Woolfolk Cross (1947–). A personagem Johana, durante a maior parte da existência, se disfarçou de homem para conseguir superar e reciclar ideias dogmáticas cristãs, preconceitos culturais, sociais e as dificuldades de viver dos anos 800. Johana teria sido a única menina a estudar na escola da Catedral de Dorstadt, Alemanha. Apesar de apaixonar-se pelo monge e médico Gerold, decide seguir a vocação religiosa com a identidade de John Anglicus, seu falecido irmão, indo para Roma. Pela habilidade de tratar doenças com ervas medicinais, conquista a simpatia do Papa Seguis e passa assessorá-lo, sendo indicada para sucedê-lo. 

FICHA TÉCNICA

Título: A Papisa Joana

Título Original: Die Päpstin

Site Oficial: http://www.constantin-film.de/kino/die-paepstin/

Estúdio: Constantin Film; Dune Films; & Ufa Film

Elenco: Johanna Wokalek; David Wenham; John Goodman; Iain Glen; Anatole Taubman; Edward Petherbridge & Claudia Michelsen

Diretora de Elenco: Anja Dihrberg

País: Alemanha

Ano: 2009

Direção: Sönke Wortmann

Produção: Oliver Berben; & Martin Moszkowicz

Roteiro: Sönke Wortmann; & Heinrich Hadding

Fotografia: Tom Fährmann

Trilha Sonora: Marcel Barsotti

Figurino: Esther Walz

Distribuição: Constantin Film; & Diversos

Duração: 148 minutos

Gênero: Drama; & Romance

Autor: Wagner Strachicini

O OUTRO LADO DA NOBREZA

(Restoration)

“O Outro Lado da Nobreza” retrata a história de Robert Merivel (Robert Downey Jr.), promissor estudante de Medicina.

No século XVII, reinado de Charles II, na Inglaterra, Merivel é convidado a fazer parte da corte do rei.

Para viver nesse novo ambiente, ele precisa reciclar vários hábitos.

Durante essa fase, o jovem aproveita para analisar os próprios valores. Quais são os valores de Merivel?

O luxo, a suntuosidade excessiva, sem práticas interassistenciais e cosmoéticas que constituem perda de tempo, oportunidades e companhias evolutivas.

Os traços-força, trafores, usados em benefício do outro é a  modalidade de retribuição de parte dos recebimentos dos proexistas.

Merivel escolherá a ociosidade ou o desempenho da proéxis? 

Quais recéxis e recins ele fará?

FICHA TÉCNICA

Título: O Outro Lado da Nobreza

Título original:  Restoration

Elenco: Robert Downey Jr., Sam Neill, David Thewlis, Polly Walker, Mag Ryan, Ian McKelen.

País: EUA
Ano: 1996

Direção: Michael Hoffman

Produção: Mark Bentley e outros

Roteiro: Rose Tremain, Rupert Walters

Fotografia: Oliver Stapleton

Trilha Sonora: James Newton Howard

Figurino: James Acheson

Distribuição: Cannes Home Vídeo

Duração: 113 minutos

Gênero: Drama/Aventura

Censura: 12 anos

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia

UMA VIDA EM SETE DIAS

(Life or Something Like It)

Angelina Jolie é Lanie Karrigan, uma apresentadora bem-sucedida da TV Seatle.

Ela tem ótimo trabalho, um bom apartamento e não pode se queixar de seu relacionamento afetivo.

Ao entrevistar Jack, homem sem-teto, com suposta capacidade de prever o futuro, recebe um impacto. Dentre as “previsões”, ele diz que a vida da moça não tem sentido e ela morrerá em poucos dias.

Que reciclagens ela fará ?

FICHA TÉCNICA

Título: Uma Vida em Sete Dias

Título original: Like or Something Like It

Estúdio: New Regency Pictures / AEI Entertainment / Davis Entertainment

Elenco: Angelina Jolie, Tony Shalhoub, Edward Burns

País: USA

Ano: 2002

Direção: Stephen Herek

Produção: John Davis, Toby Jaffe, Arnon Milchan e Chi-Li Wong

Roteiro: John Scott Sheperd e Dana Stevens, baseado em estória de John Scott Sheperd

Fotografia: Stephen H. Burum

Trilha Sonora: David Newman

Figurino: Aggie Guerard Rodgers

Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation

Duração: 103 min

Gênero: comédia romântica

Censura: Livre

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia

TODO PODEROSO

(Bruce Almighty)

Jim Carrey é Bruce Nolan, um jornalista ambicioso, que almeja ser promovido.

Porém, sua vida passa por uma fase em que tudo dá para trás, exceto seu romance com Grace (Jennifer Aniston).

Inconformado pelo talento que supõe ter, Nolan passa a reclamar e desafiar “Deus”.

“Deus” vem à Terra, interage com Nolan e concede-lhe seus poderes.

Que usos o entrevistador de TV fará desses poderes?

Quais os benefícios de ser o “Todo Poderoso”?

Essa experiência parapsíquica promoverá recins e recéxis?

FICHA TÉCNICA

Título: Todo Poderoso

Título original: Bruce Almighty

Estúdio: Walt Disney

Elenco: Jim Carrey, Jennifer Aniston, Morgan Freeman 

 País: USA

Ano: 2003

Direção: Tom Shadyac

Produção: Tom Shadyac, Jim Carrey, Michael Bostick

Roteiro: Steve Oedekerk

Fotografia: Dean Semler

Distribuição: Disney / Buena Vista

Duração: 101 minutos

Gênero: Comédia, Fantasia, Drama.

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia

O MORDOMO DA CASA BRANCA

(The Butler)

O filme aborda a trajetória de um empregado com postura ética e que prestou vários anos de serviço na Casa Branca. O cenário envolve períodos críticos da história dos Estados Unidos, desde a presidência de Harry Truman até o primeiro negro eleito para o cargo (Barack Obama).

O personagem principal é produto dos Estados Unidos escravocrata, nos Estados do Sul, onde presencia seu pai ser assassinado pelo “homem branco” e passa a vida inteira servindo os outros.  Foi treinado para ser subserviente e para esquecer os próprios pensamentos em favor da dedicação aos seus patrões conseguindo, desta forma, uma vida melhor para si e sua família.

O seu filho mais velho, no entanto, é produto dos anos 60 que luta pelos direitos civis, por meio da resistência civil não-violenta, apoiando o movimento liderado por Martin Luther King, o qual aspirava a mudança e igualdade de direitos para todos.

O grande ponto do filme é a transformação deste mordomo, quando refle, recicla e muda posturas a partir do exemplarismo do filho e posicionamento de líderes atuantes nos Estados Unidos.

FICHA TÉCNICA

Título: O Mordomo da Casa Branca

Título original: The Butler

Estúdio: Laura Ziskin Productions;  Windy Hill Pictures;  Follow Through Productions; Salamander Pictures; Pam Williams Productions

Elenco: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding, Jr., Terrence Howard, Lenny Kravitz, James Marsden, David Oyelowo, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber, Robin Williams, Minka Kelly, Mariah Carey, Alex Pettyfer.

País: Estados Unidos (USA)

Ano: 2013

Direção: Lee Daniels

Produção: Pamela Oas Williams; Laura Ziskin; Lee Daniels; Buddy Patrick; Cassian Elwes

Roteiro: Danny Strong, baseado em A Butler Well Served by This Election, de Wil Haygood

Fotografia: Andrew Dunn

Trilha Sonora: Rodrigo Leão.  

Distribuição:  Diamond Films Brasil

Duração: 132 min

Gênero: Biografia, Drama

Censura: 12 anos

Site Oficial: http://www.weinsteinco.com/sites/leedanielsthebutler/

Marta Ramiro

UMA PROFESSORA SEM CLASSE

(Bad Teacher)

Diferente dos demais filmes que se passam em escolas norte-americanas, nesse a estória não envolve alunos indisciplinados, concentrados em uma classe problemática e uma professora novata dedicada a superar todos os obstáculos.

Pelo contrário, o problema maior está na professora (Elizabeth) que é uma personagem egoísta pensando exclusivamente em si. Sem querer trabalhar duro, seu objetivo de vida é arrumar um marido milionário que a sustente.

O filme inicia com Liz despedindo-se de seus colegas, pois arrumou um marido rico. Com a descoberta de seu plano, o casamento dura pouco, sua “aposentadoria precoce” termina, obrigando-a ao retorno profissional.

Mesmo desagradando aos alunos e seus pais, a protagonista apela para a lei do menor esforço, todas as suas aulas consistem em ficar passando filmes. Elizabeth descobre a existência de uma gratificação ao professor com o melhor rendimento. Querendo receber o prêmio, ela começa a se preocupar com o aprendizado dos educandos, que serão avaliados em um exame no final de ano

Sua antagonista é a professora Amy, uma docente dedicada que se importa com os alunos. Ambas disputam a atenção do professor de educação física.

Comédia sem grandes pretensões mostra algumas reciclagens ocorridas com Elizabeth.

FICHA TÉCNICA

Título: Uma Professora sem Classe     

Título original: Bad Teacher

Direção: Jake Kasdan

Roteiro: Gene Stupnitsky

Elenco: Cameron Dias (As Panteras), Justin Timberlake (A Rede Social), Jason Segel (Eu Te Amo, Cara) e Lucy Punch (Uma Garota Encantada).

Ano: 2011.

País: Estados Unidos.

Gênero: Comédia

Duração: 92 minutos.

Classificação: 10 anos.

 

Michel Chad

Colégio Invisível da Recexologia

AS CONFISSÕES DE SCHMIDT 

(About Schmidt)

A aposentadoria e a viuvez são motivos para Warren Schmidt (Jack Nicholson) admitir que a vida pessoal está um caos. Schmidt lembra-se da filha. Viaja pelo estado de Nebraska até Denver, onde ela mora. Durante a viagem, passa por diversos lugares: a casa em que nasceu, transformou-se em loja de pneus. Outras frustrações sucedem-se até que ele adota um garoto de 6 anos de idade física, internado na instituição Childreac e passa a corresponder-se com o garoto, por meio de carta.

Em todo relacionamento sadio, acontece a interassistência e no filme a história se repete.

Depois de certo tempo, as correspondências entre ele e o garoto levam-no a rever a própria vida. A que conclusão chegará? Realizou reciclagens? Se a resposta for afirmativa, quais foram elas?

FICHA TÉCNICA

Título: As Confissões de Schmidt

Título original: About Schmidt

Estúdio: New Line Cinema / Avery Pix

Elenco: Jack Nicholson, Kathy Bates, Hope Davis, Dermot Mulroney, June Squibb, Howard Hesseman, Harry Groener, Connie Ray, Len Cariou, Mark Venhuizen, Cheryl Hamada, Phil Reeves, Matt Winston, James Micheal Connor, Jill Anderson.

País: USA

Ano: 2002

Direção: Alexander Payne

Produção: Michael Besman e Harry Gittes

Roteiro: Alexander Payne e Jim Taylor, baseado em livro de Louis Begley

Fotografia: James Glennon

Trilha Sonora: Rolfe Kent

Figurino: Wendy Chuck

DistribuiçãoPlayarte

Duração: 124 minutos

Gênero: Drama

Censura: Livre

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia

ESCRITORES DA LIBERDADE

(Freedom Writers)

O filme foi fundamentado em faltos reais.

Descreve a realidade de uma escola na qual uma turma em especial do 2º ano, formada por alunos “problemáticos”, totalmente desinteressados na aprendizagem, com diversos problemas sociais. Educandos discriminados pela sociedade, sem perspectivas de mudança em suas vidas.

A vinda da docente novata Erin (Hilary Swank) catalisando o processo de reciclagem pessoal e grupal é o destaque do filme.

FICHA TÉCNICA

Título: Escritores da Liberdade

Título original: Freedom Writers

Site Oficial: http://www.freedomwriters.com/ Freedom Writers

Estúdio: Paramount Pictures.

Elenco: Hilary Swank, Pat Carroll, Patrick Dempsey, Jason Finn, Scott Glenn, David Goldsmith, Kristin Herrera, Blake Hightower, John Benjamin Hickey, Will Morales.

País: EUA

Ano: 2006.

Direção: Richard LaGravenese

Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher

Roteiro: Richard LaGravenese

Fotografia: Jim Denault

Trilha Sonora: Mark Isham, RZA.

Distribuição: Paramount Home Entertainment

Duração: 123 min.

Gênero: Drama

Censura: Livre

Marta Ramiro

Colégio Invisível da Recexologia


FILMES PUBLICADOS

A 100 passos de um sonho

A corrente do bem

A filha do rei

A nova lei

A papisa Joana

Alguém tem que ceder

Amor além da lua

As confissões de Schmidt

As férias da minha vida

Casamento grego

Comer, Rezar, Amar

Como estrelas na Terra: toda criança é especial

Cosmos

E se … você tivesse uma segunda chance?

Enfrentando a barra

Escola de idiotas

Escrevendo uma nova vida

Escritores da Liberdade

Feitiço do tempo

Mensagem instantânea

Milagre na cela 7

Minha vida do outro lado da vida

O caso Collini

O dilema das redes

O exótico hotel Marigot

O matemático

O mordomo da casa Branca

O outro lado da nobreza

O outro lado do céu

Os agentes do destino

Por trás de seus olhos

Quando tudo parece perdido

Salvo pela luz

Todo Poderoso

Tratamento de choque

Um amor do outro mundo

Um anjo em minha vida

Um espírito atrás de mim

Um visto para o céu

Uma lição de vida (aluno)

Uma professora sem classe

Uma vida em 7 dias

Vencendo o passado